Login |  Promoções | Cadastre-se

Obrigado por sua visita! Seja sempre bem vindo(a)!
Online desde 18/09/2000
Cursos Online de Nautimodelismo - Modelismo Naval R/C
Rebocador Mite Yate Laura B Pesqueiro Artur Lancha Syntetic
Lancha PT-596
Veleiro Bruma Lancha Chris Craft Constellation Empurrador Hulk Veleiro Ncr-65 Lancha Chris Craft Kids Pesqueiro Guaruba Traineira Nauticurso Lancha Planek Rebocador Rodrigo
Mite
Laura B
Artur
AV-SC95
PT-596
Bruma
C. Craft
Hulk
NCR-65
CC Kids
Mares
Guaruba
Traineira
Planek
Rodrigo
Madeiras para modelismo Acessórios/Fittings Kits completos Fiberglass-moldes silicone

Curiosidades

As temidas ondas gigantes

Relatos de um marinheiro

Nos 23 anos no mar passamos por alguns momentos de tensão quando enfrentamos ondas gigantes. O primeiro desafio foi antes da primeira viagem, em uma navegação entre Santa Catarina e Santos no mês de outubro. Estávamos esperando a entrada de uma frente fria para iniciar uma velejada à cidade de Santos. Ela veio com muita intensidade, o barômetro baixou vertiginosamente e o vento soprou a mais de 100 Km/h. Estávamos com o nosso veleiro Sagui de 32 pés.

 O efeito da corrente Brasil que vai do norte para o sul contrário ao vento que soprava do quadrante sul e a água com baixa profundidade formou ondas de 6 a 8 metros.

 

 Nós passamos duas vezes pelo Cabo das Tormentas, também conhecido como Cabo das Agulhas. É um dos lugares mais temidos pelos navegadores. No inverno, as tempestades provocam ondas gigantes que podem atingir alturas de 30 metros e afundar embarcações de grande porte. As condições meteorológicas são causadas por diversos fatores, como ventos fortíssimos da região e o encontro da água fria com corrente das agulhas bem mais quentes. As ondas de tempestade que vêm do sul entram em choque com essa corrente. Desde 1990, vinte navios já relataram a ocorrência delas nessa área.

 A Corrente do Golfo, que vai em direção à costa leste dos Estados Unidos, é outra fonte em potencial das grandes ondas conhecidas também como traiçoeiras. Elas podem ser responsáveis pela lenda do desaparecimento de embarcações no Triângulo das Bermudas.

Durante a Segunda Guerra Mundial, os cruzeiros britânicos foram utilizados para levar tropas dos Estados Unidos à Europa. Uma dessas embarcações era o Queen Elizabeth. Uma dessas grandes ondas atingiu o navio próximo à Groenlândia em 1942, estilhaçando janelas que ficavam a 27 metros da linha do mar e quase virando o navio. Ele se restabeleceu e por pouco evitou um desastre marítimo sem precedentes. O navio estava levando mais de 10 mil tropas na ocasião.

 Nas duas circunavegações que realizamos ouvimos alguns relatos de velejadores sobre ondas enormes que aparecem isoladas no meio do nada. São chamadas pelos navegantes de "Três Irmãs". Depois que ela passa duas outras vem em seguida. Essas três ondas acumuladas podem fazer um grande estrago em uma embarcação e mesmo afundar. Em um veleiro quando o tempo está bom as gaiútas (janelas) são abertas para ventilação. Se aparecer uma onda gigante nestas condições o risco de o veleiro afundar é muito grande.

 

 Quando você pensa em ondas gigantescas, assustadoras e destrutivas, os tsunamis com certeza vêm à mente. A diferença é por meio do que causa a "parede de água" e do lugar onde ela ocorre.

 Os tsunamis costumam ser causados por terremotos submarinos, que disparam toneladas de rochas para cima com uma força tremenda. A energia dessa força é transferida para a água. Então, ao contrário de ondas normais que são causadas pela força do vento, a energia motriz de um tsunami se move por meio da água, e não em sua parte superior. Ele se movimenta dentro do mar, com uma velocidade de 800 ou 960 quilômetros por hora e dificilmente pode ser visto sobre a superfície da água. Normalmente, um tsunami não tem mais do que 1 metro de altura. É claro, porém, que tudo isso muda quando ele chega próximo à linha costeira. É nesse momento que  atinge uma altura assustadora e alcança sua forma mais conhecida e terrível.

As grandes ondas, no meio do mar, aparentemente surgem do nada e podem atingir alturas gigantescas e não apenas na costa como o que ocorre com os tsunamis.

 

 

Estes ítens em DVD não podem faltar em sua coleção, peça já o seu!!

DVD Nautimodelismo + Aeromodelismo BrindeCurso profissional de marcenaria VOL1Curso profissional de marcenaria VOL2combo marcenaria 1 e 2Curso de fiberglass Laminação e MoldesMoldes em siliconeColetânea 1000 planos de aeromodelismo + 1500 planos elétricosColetânea de 180 planos de nautimodelismo ModernoColetânea de 200 planos de nautimodelismo antigosProjetos e manuais para submarinosSupercoletânea Apostilas, Livros e Ebooks voltados so modelismo navalModelismo em Papel Militares 2dvd de bricolagem reforma, eletrica, construção e jardinagem1 DVD e aprox. 2 Giga bytes de arquivos para modelismo em papelTudo sobre AquarísmoModelismo em Papel Militares 1

Informações

Expedição

 


Todos os direitos reservados nauticurso.com 2013
Dúvidas / Esclarecimentos

Fale Conosco